sábado, 2 de julho de 2016

Resenha - Extraordinário

Olá galera !
Hoje trago a resenha desse livro maravilhoso,na verdade já era tempo, estou mim organizando para colocar tudinho nesse cantinho em dias andei sumidinha mais já estou de volta!
Dessa vez, o livro escolhido foi um que realmente mexeu comigo, e me fez rever qualquer conceito que eu pudesse ter. Conheçam um pouco mais de Extraordinário, livro lindo de R. J. Palacio!
 
Título: Extraordinário (Wonder)

Autora: R. J. Palacio

Editora: Intrínseca

Ano: 2013

Páginas: 320 

 Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

                                                         Não Julgue um livro pela capa. 
                                              Não julgue um menino pela cara.

Extraordinário é um livro realmente extraordinário.
Auggie é um garoto especial, não só por ter uma  síndrome (com um nome bem estranho) que deformou todo o seu rosto, mas porque ele é um garoto muito bom, gentil, um verdadeiro exemplo a ser seguido. Ele é normal, ou pelo menos tenta, é fanático por Star Wars e gosta das mesmas coisas que qualquer outra criança da sua idade. Apesar de ter apenas 10 anos, ele é bastante maduro e tem uma personalidade marcante que nos cativa a cada ato.
 Auggie é um personagem cativante, e sua visão do mundo é inspiradora. R.J. Palacio me fez refletir sobre fatos do cotidiano e relaciona-los com a vida de Auggie. Pensar que as coisas mais simples causam grandes discussões que não leva a nada. A vida é para ser vivida intensamente, não importa a sua origem, cor de pele, condição física, religião e outros fatores que infelizmente levam as pessoas a terem algum tipo de preconceito com os outros. 

Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma. 

 O livro todo é narrado do ponto de vista do Auggie, e eu acho que essa decisão só o deixou ainda mais comovente. Auggie é um garotinho muito maduro, muito consciente, e completamente compreensivo, que encara numa boa a sua situação. Na medida do possível. É claro que é horrível para ele sentir-se estranho e inteiramente deslocado do ambiente, ver as pessoas olhando-o como se ele fosse uma aberração e até mesmo comentando isso em voz alta, muitas vezes. E, sim, em alguns momentos ele chuta o pau da barraca e chora, como qualquer criança faria, e revolta-se com toda a injustiça que ele nem ao menos pediu, ou teve chance de escolher. Mas na maioria das vezes, Auggie é irônico consigo mesmo, faz piada de tudo e é adorável. Isso me encantou logo de início, e eu só fui me apaixonando mais pela personalidade do protagonista no decorrer do livro.
 Até hoje eu nunca ouvi nem li nada dizendo mal de Extraordinário, e realmente não tem como alguém não gostar. O livro emociona até uma rocha, não me fez chorar, mas me fez refletir bastante algumas questões. A autora deu uma verdadeira lição de moral nos leitores, não é atoa que o livro é um sucesso mundial e criou uma corrente anti-bullyng.

  A Editora Intrínseca caprichou, como sempre! O livro tem uma diagramação excelente, foi bem revisado e editado. 
 A nova capa de Extraordinário (azul), é a capa oficial. A primeira Edição brasileira foi com a capa branca por causa do livro A Culpa é das Estrelas que lançou junto com Extraordinário, por esse motivo eles preferiram não por dois livros com as capas “parecidas” pela cor. 

Recomendo o livro para todos os fãs de uma história inspiradora, e para todas as idades.



Nenhum comentário: